AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR:
APONTAMENTOS SOBRE A PEDAGOGIA DO EXAME
SÍNTESE REFLEXIVA
O texto aborda a questão sobre as praticas de avaliação da aprendizagem dentro do contexto educacional trás também a questão de que a essas praticas ganhou espaços tão amplos dentro do processo de ensino e que a pratica educativa escolar passou a ser direcionada por uma “pedagogia do exame” esse tipo de pedagogia esta voltado “para a questão de resolver provas” e que o olhar do aluno e do professor é mais voltado para o interesse do vestibular e os alunos foca o seu estudo apenas com o objetivo de ingressar por meio das provas seletivas nas universidades logo essa questão de certa forma complica a avaliação do aluno, pois se olhar bem é percebido que o aluno apenas só decora e que não aprende o que tem pra ser aprendido.
No
meu ponto de vista a avaliação devia assumir um papel mais competente com
relação ao aprendizado do aluno de forma que os mesmo pudesse aprender
realmente o assunto abordado, vejo que sobre a questão da avaliação dentro das
escola ainda deixa um pouco a desejar pois, se a escola tem o objetivo de
ensinar e mediar o aluno ao conhecimento logo então a forma que ela tem de
avaliar é observando o aluno e ajudando-os conforme a sua capacidade de
aprendizagem.
Ainda é visto que a pratica pedagógica
ainda esta bem polarizada em dois polos de avaliação que são as provas e os
exames esses dois polos é quem avalia o aluno mas vejo que é uma forma de
avaliação não tão boa mesmo sendo tão usado pelo sistema das escolas que avalia
os alunos por notas, são elas quem determinam se o rendimento dos alunos e se
eles serão ou não reprovados, o aluno tem que ter mas atenção nos estudos as
vezes estudam de forma errada apenas fazendo uso da decoração para ir fazer um
exame ou uma prova e isso de certa forma complica a sua aprendizagem pois, ao
invés dele esta estudando para aprender
ele esta só apenas decorando e décorar de nada adianta para a aprendizagem cuja
mesma não vai esta fixa no aprendizado do aluno.
Há professores que faz uso de provas para
meter medo nos alunos, logo esses que usa esse método para pressionar os alunos
dessa forma ele não esta contribuindo para o aprendizado do aluno e sim derrubando
suas expectativas de aprendizagem já que o professor é um mediador do
conhecimento do aluno ele tem que fazer uso dos melhores métodos de ensino para
poder ajuda-los e sobre a questão das provas eles têm que saber fazer uso delas
de forma adequada para trazer o interesse dos alunos e só dessa forma é que ele
pode aprender, o professor tem que fazer uso de elementos motivadores de ensino
como por exemplos saber avaliar bem os alunos tem que ter uma visão, mas
voltada para a aprendizagem do aluno.
Nesse mesmo texto podemos ver que os
alunos não se dedicam aos estudos por conta dos conteúdos que são importantes,
mas porque se sentem ameaçados pela prova que é um método de avaliar o aluno e
que mete medo em muitos é através da mesma já citada que o aluno recebe uma
nota boa, ruim ou regular, no meu ponto de vista nem sempre uma nota boa é
sinônimo de aprendizagem e absorção do conteúdo, pois muitos alunos fazem uso
de colas e isso sim é algo problemático que tem que ser analisado.
A questão da prova não deveria ser usada
com o intuito de reprovar o aluno e sim de observa a questão da aprendizagem do
mesmo, aprendizagem não é nota e sim o que se absorve, mesmo que a nota sirva
com o propósito de medir o aprendizado do aluno, ela não supri isso, pois a
aprendizagem é continua e que esta sempre em movimento se aprimorando.
REFERENCIA
LUCKESI,
Cipriano Carlos. Avaliação da pedagogia do exame. In: LUCKESI, Cipriano Carlos.
Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed.
São Paulo: Cortez, 2011, p. 35-44
Essa sintese sobre a pedagogia do exame mostra-nos a forma decomo o exame é visto dentro do processo de ensino e aprendizagem.
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