sábado, 7 de março de 2015

Texto: avaliação da aprendizagem... Mais uma vez

Decálogo

1º... Investir no processo de aprendizagem;
“os educadores tem que investir cada vez, mais em seus educando e se preocupar mais na questão da aprendizagem dos mesmos”.
2º o ato de examinar tem como função a classificação do educando, minimamente, em “aprovado ou reprovado”.
“ esse ato deixa a desejar pois no meu ponto de vista ele não se preocupa com a aprendizagem do aluno e sim só com a questão da nota então tem que ser substituído pelo ato da avaliação que visa o aprendizado do aluno”
3º... Avaliação é diagnóstica, como investigação sobre o desempenho escolar dos estudantes;
“esse ato sim é positivo no processo de ensino e aprendizagem pois foca no aprendizado do aluno que seu foco principal  ”
4º tomar conhecimento somente do que o educando aprendeu não permite investir no processo, porém somente no produto.
“o educador além de focar apenas no que o aluno aprendeu, ele tem que ir mais alem motivando-o a ser ativo e autônomo e assim ele instiga o aluno a ir alem da sala de aula”.
5º... O resultado da aprendizagem, manifestada pelo estudante vai se qualificando em satisfatório ou insatisfatório.
                                                     “com o resultado obtido o professor classifica em dois fatores satisfatório e insatisfatório se for o primeiro o investimento deve continuar se não foi ele deve busca métodos que possa mudar esse contexto para que venha ser positivo, pois é de certa forma um investimento no aluno”.
6º... O ser humano como um “ser em desenvolvimento”, então temos certeza de que o estudante ainda não aprendeu o que tinha que aprender e, por isso, vamos investir nele novamente, até que aprenda.
                                                    “o professor deve investir no aluno até que ele aprenda já que ele é um ser que esta sempre em desenvolvimento, daí o professor deve sempre media-lo ao conhecimento”
7º o ato de avaliar dedica-se a desvendar impasses e buscar soluções.
“avaliar tem que observar e buscar soluções para que o processo de aprendizagem possa ser sempre positivo e não negativo no contexto que tange o conhecimento do aluno”
8º... Para o educador atuar centrado na avaliação, necessita conceber o educando como um ser em movimento, em formação e agir coerentemente a partir dessa concepção.
“o educador deve sempre está atento aos seus educando observando-os e estimulando-os, tem que haver uma interação entre eles, o educando esta sempre em desenvolvimento e aqui podemos ver que é através dessa atitude que o educador passa avaliar o educando”.
9º Bom ensino é o ensino de qualidade que investe no processo e, por isso, chega a produtos significativos e satisfatórios.
                                                “o ensino pra se bom de qualidade tem que haver um investimento, o professor deve ser qualificado e fazer uso dos melhores métodos de ensino para com seus alunos”.
10º... O melhor diagnostico possibilitará a melhor intervenção e, consequentemente os melhores resultados.
“ tem que ser feito um bom diagnostico dos alunos para que se possa ver quais métodos de ensinos é mais coerente com a aprendizagem do aluno e só assim será visto bons resultados”

Referencia
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem... mais uma vez. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. são Paulo: Cortez, 2011, p. 61-65.




Esse decálogo trás os dez pontos cujos mesmos achei interessante e que nos mostra a questão da avaliação e o diagnóstico que deve ser feito.

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