Texto:
avaliação da aprendizagem... Mais uma vez
Decálogo
1º...
Investir no processo de aprendizagem;
“os
educadores tem que investir cada vez, mais em seus educando e se preocupar mais
na questão da aprendizagem dos mesmos”.
2º
o ato de examinar tem como função a classificação do educando, minimamente, em
“aprovado ou reprovado”.
“
esse ato deixa a desejar pois no meu ponto de vista ele não se preocupa com a
aprendizagem do aluno e sim só com a questão da nota então tem que ser
substituído pelo ato da avaliação que visa o aprendizado do aluno”
3º...
Avaliação é diagnóstica, como investigação sobre o desempenho escolar dos
estudantes;
“esse
ato sim é positivo no processo de ensino e aprendizagem pois foca no
aprendizado do aluno que seu foco principal
”
4º
tomar conhecimento somente do que o educando aprendeu não permite investir no
processo, porém somente no produto.
“o
educador além de focar apenas no que o aluno aprendeu, ele tem que ir mais alem
motivando-o a ser ativo e autônomo e assim ele instiga o aluno a ir alem da
sala de aula”.
5º...
O resultado da aprendizagem, manifestada pelo estudante vai se qualificando em
satisfatório ou insatisfatório.
“com o resultado obtido o professor classifica em dois fatores
satisfatório e insatisfatório se for o primeiro o investimento deve continuar
se não foi ele deve busca métodos que possa mudar esse contexto para que venha
ser positivo, pois é de certa forma um investimento no aluno”.
6º...
O ser humano como um “ser em desenvolvimento”, então temos certeza de que o
estudante ainda não aprendeu o que tinha que aprender e, por isso, vamos
investir nele novamente, até que aprenda.
“o professor deve investir no aluno até que ele aprenda já que ele é um
ser que esta sempre em desenvolvimento, daí o professor deve sempre media-lo ao
conhecimento”
7º
o ato de avaliar dedica-se a desvendar impasses e buscar soluções.
“avaliar
tem que observar e buscar soluções para que o processo de aprendizagem possa
ser sempre positivo e não negativo no contexto que tange o conhecimento do
aluno”
8º...
Para o educador atuar centrado na avaliação, necessita conceber o educando como
um ser em movimento, em formação e agir coerentemente a partir dessa concepção.
“o
educador deve sempre está atento aos seus educando observando-os e
estimulando-os, tem que haver uma interação entre eles, o educando esta sempre
em desenvolvimento e aqui podemos ver que é através dessa atitude que o
educador passa avaliar o educando”.
9º
Bom ensino é o ensino de qualidade que investe no processo e, por isso, chega a
produtos significativos e satisfatórios.
“o ensino pra se bom de qualidade tem que haver um investimento, o
professor deve ser qualificado e fazer uso dos melhores métodos de ensino para
com seus alunos”.
10º...
O melhor diagnostico possibilitará a melhor intervenção e, consequentemente os
melhores resultados.
“
tem que ser feito um bom diagnostico dos alunos para que se possa ver quais
métodos de ensinos é mais coerente com a aprendizagem do aluno e só assim será
visto bons resultados”
Referencia
LUCKESI,
Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem... mais uma vez. In: LUCKESI,
Cipriano Carlos. Avaliação da
aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. são Paulo: Cortez,
2011, p. 61-65.
Esse decálogo trás os dez pontos cujos mesmos achei interessante e que nos mostra a questão da avaliação e o diagnóstico que deve ser feito.
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