sábado, 7 de março de 2015

SINTESE DO TEXTO
UMA POLEMICA COM RELAÇÃO AO EXAME
     
    Dentro do contexto de exame na educação esse sentido foi convertido como um instrumento que tinha por finalidade uma esperança em melhorar a educação, aqui é visto como que o mesmo já citado era empregado pra ver se o aluno realmente tinha absorvido o conteúdo já que era feito após o termino do conteúdo exposto.
     O exame não chegou a solucionar os problemas que existia na educação, pois a muito que ser revisto, com relação ao exame dentro das instituições escolares esse mesmo tinha o objetivo de investigar a qualidade da educação para a sociedade, o exame é até então um instrumento cujo usado para analisar o conhecimento do aluno, só que por, mas que o método do exame seja usado pelos professores ele não será capaz de realmente afirmar o quanto foi que o aluno absorveu, meu ponto de vista não se pode ser medido o aprendizado de um sujeito.
     Hoje por mais que os professores tente medir o aprendizado do aluno creio que eles não conseguem, pois no meu ponto de vista é complicado e de certa forma difícil de ser medido o aprendizado que o aluno obtém. Uma nota é dada ao aluno através do exame que é proposto pelo professor essa mesma vai ser atribuída conforme as questões certas respondidas sobre determinado assunto.
     O professor tem que realmente avaliar se o aluno aprendeu aquele determinado assunto independente da nota dada através de debates sobre o assunto proposto só assim ele vera se realmente o aluno conseguiu absorver o conteúdo, apesar desse pensamento sei que o sistema nunca vai tirar a questão da nota já que o aluno em categoria de bom, razoável e ruim com relação ao que aprende e essa ainda é a forma mais eficiente adotada até hoje para avaliar o aluno. Essa questão da nota foi uma herança que o sistema escolar herdou desde muito tempo no século XIX e que até na atualidade é executada.
     O exame com relação a nota e ao aluno ele tem a finalidade de obter um resultado sobre a questão do que o aluno absorveu do conteúdo em sala de aula apresentado pelo professor , o exame não chega a resolver os problemas sobre o aprendizado dos alunos a não ser que os professores observa cada aluno e veja sua dificuldade com relação ao aprendizado através dessa observação começa a interagir com os mesmos para obter uma melhor informação sobre os mesmo ou seja sobre os alunos.
     Nesse texto é visto que a questão do exame ingressa no cenário educativo através da universidade medieval com a finalidade de avaliar o aluno, podemos ver também que só eram apresentados ao exame os alunos que estivessem preparados para obter bons êxitos, então com relação ao exame podemos ver que ele era de certa forma bem rigoroso com relação aos alunos.
     Hoje pode ser revista a questão de quando o aluno não aprende o professor deve revisar o seu método de ensino, pois é a metodologia adequada que vai fazer com que o aluno aprenda melhor, pois é o método o instrumento central do qual o professor deve fazer uso em suas aulas.
     O aluno tem que sentir prazer pelos estudos sentimento que de certa forma esta ficando esquecido no tempo, ele tem que gostar das aulas para poder sentir o incentivo pelo aprendizado e isso também tem que vim do professor em suas aulas, ele tem que fazer uso dos melhores métodos para poder atrair o interesse dos alunos.
     Dentro do século XX a pedagogia deixou de referir-se ao termo exame que foi substituído por teste que posteriormente foi substituído por avaliação em termo também que serve para designar a avaliação do aluno. Os testes em 1920 eram empregados na seleção das forças armadas, nos conjunto social e nas escolas, até hoje ainda podemos ver que os testes é ainda usado.
     O contexto dos testes de inteligência era utilizado para justificar a necessidade de eliminar aos que por seu acesso coeficiente não deviam estar na escola, então aqui serve para eliminar candidatos que não estiver preparado para esta ali naquela instituição. Pois o aluno tinha que ter inteligência para ingressar na instituição Podemos ver que os textos serviam para avaliar a capacidade dos que estavam a dele, que a partir dos testes era visto quais alunos ou estudantes mereciam receber uma melhor qualidade de ensino conforme sua inteligência.
     Há uma questão que deve ser vista os professores só preparam os alunos para resolver exames e isso é o que interessa para o aluno é apenas as notas acredito que isso é um equivoco, pois o aluno tem que sentir o interesse pelo estudo e não apenas ao pela nota que será obtida.
     As escolas tem que ter maior ênfase na aprendizagem dos alunos, pois só assim a educação irá evoluir de forma mais positiva e atrai cada vez mais o interesse do aluno para os estudos, a sala de aula tem que ser recuperada como um espaço de reflexão, debate e organização do pensamento original.
     Com isso a sala de aula será melhorada e funcionando de acordo com os preceitos corretos sobre a educação e o aprendizado dos alunos independente da forma de avaliação dos alunos, pois seja exames, testes ou outro tipo de avaliação que seja aplicado pelas escolas.
     Logo o exame não é um ato avaliativo cujo analisa a aprendizagem do aluno, no entanto a questão da avaliação deve ser, mas frequente dentro das instituições de ensino substituindo o exame, em meu ponto de vista é a avaliação quem mas se importa com a questão da aprendizagem e o conhecimento do aluno logo ela deve ser mas aplicada nas salas de aulas para fazer mas observação dos alunos ali presente.

REFERENCIA
BARRIGA, Angel Diaz. Uma polemica em relação ao exame. In: ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Avaliação: uma pratica em busca de novos sentidos. 5. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2013, p.13-37.

Essa sintese nos trás uma abordagem sobre o exame que ainda é visto dentro das escolas, mas é um tipo avalição que não surte tanta positividade dentro da aprendizagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário