SÍNTESE
Recuperação da aprendizagem
A recuperação da aprendizagem já era prevista na lei 5692/71. Ela poderia Ser preventiva ou terapêutica. Preventiva seria aquela, que previne que age de imediato, assim que a dificuldade é identificada e terapêutica que está associada á doença, aquela que era feita no final do processo...
1-
Seu
significado e importância
Durante o processo de ensino e de
aprendizagem, toda vez que o professor constata que o aluno está tendo
dificuldades ou não está conseguindo acompanhar, ele providencia novas estratégias
que favorecem as novas aprendizagens.
Quando ocorre a identificação da
dificuldade, imediatamente, devem ser oportunizados novos desafios que
facilitem, ao aluno, a aquisição e a construção do seu conhecimento.
Quando o aluno recebe atendimento
individualizado sente-se importante, valorizado, afinal o professor está
procurando ajudá-lo, confia nele, acredita na sua capacidade de aprender.
Os maiores benefícios para o educando
estão relacionados à recuperação realizada no decorrer do processo, pois, se
vai sendo recuperada cada uma das dificuldades que o aprendiz encontra, vai
aumentando sua alta confiança, sua motivação e, consequentemente, seu esforço
para aprender fica maior.
2-
Compromisso
com a recuperação
A exigência de recuperação é preocupação
dos governantes e dos dirigentes da educação, em subsidiar os meios para
facilitar a aplicação da legislação vigente.
A responsabilidade para garantir este
direito é de toda a sociedade, mas, quando o aprendiz está em sala de aula a
responsabilidade, primordial, passa a ser do professor. É ele quem deve
recorrer a todas as alternativas possíveis para garantir este direito ao
aprendiz.
3-
Dificuldade
na implantação
3.1 – A concepção existente sobre
recuperação
Muitas vezes, a recuperação passou a ser
usada pelo professor como arma para castigar os alunos que lhes causaram
problemas de indisciplina durante o ano. Se esse aluno não alcançava a media
“ótimo”, automaticamente estava em recuperação. Ou se alcançava, o professor
recomendava um esforço através de mais duas semanas de aula.
Através da recuperação, o aluno deve
sentir-se valorizado, com muita confiança no sucesso, a partir das novas
oportunidades que vai ter para aprender.
3.2 - Falta de preparo dos
professores
Este é outro problema que merece reflexão
e decisão adequadas. São os professores que devem colocar em pratica as
diretrizes da nova LDB
3.2.1 Praticas deficientes de
avaliação, adotadas pelas escolas.
Se os professores têm dificuldades em
relação à avaliação individualizada de forma ampla envolvendo todas as áreas do
desenvolvimento, como vão identificar as dificuldades a serem recuperadas.
3.2.2 Grande variabilidade ou
inexistência de objetivos propostos
Uma das consequências avassaladoras da para
a educação do “período tecnicista” é a aversão que muitos professores têm ao
planejamento e, especialmente, à elaboração de objetivos.
3.2.3 Baixa eficiência da gestão
pedagógica
A sociedade está denunciando, através dos
mais diferentes setores, continuamente, que a escola não está realizando,
adequadamente, sua função. Isto é constatado até mesmo pelos profissionais que
nela atuam. Existe consciência do fato. O que esta faltando é saber, ou quem
sabe, querer mudar a situação.
3.2.4- Formalismo do ensino de
português, dificultando a competência comunicativa.
Esta é uma das grandes barreiras
encontradas pelos educadores: como fazer com que os educandos dominem a própria
língua e desenvolvam a capacidade de comunicação, tanto escrita como falada.
3.2.5 O insuficiente
desenvolvimento de competências intelectivas
A grande maioria da população
economicamente ativa é fruto de uma escola que não se preocupou com o
desenvolvimento do pensamento e da criatividade, mas com a simples transmissão
do conhecimento.
3.2.6 Precários métodos de
construção curricular
Esta é uma das dificuldades que está
associada às dificuldades de planejamento.
3.2.7- A falta de apoio pedagógico
e rumos didáticos
São poucas as escolas que tem o apoio
pedagógico necessário, a grande maioria de escolas, especialmente das redes
publicas, não tem o supervisor escolar...
3.2.8 O ensino desvinculado da
realidade
Sendo a formação do professor, muitas
vezes deficiente, predominantemente, teóricas, ele não consegue colocar em
pratica o que aprendeu. Em cursos de formação de professores...
3.2.9 A incongruências entre o que
se ensina e as efetivas necessidades educativas
3.2.10 Falta de domínio de partes
importantes do conteúdo
O pouco conhecimento do professor sobre
seu conteúdo também é uma das denuncias frequentes, tanto por parte dos alunos
como por partes de dirigentes, de colegas ou dos próprios professores.
3.3 Inseguranças dos
administradores
Uma das razões que motivou a realização
deste trabalho foi ter constatado a angustia de alguns secretários municipais
de educação e diretores de escolas de primeiro grau em relação a “esta tal de
recuperação que agora deve ser feita”.
Segundo
alguns supervisores e diretores de escolas, às vezes coniventes, o que estão
ouvindo de muitos professores, é que “agora não podem mais reprovar nenhum
aluno Poe isso é necessário recuperar suas notas”.
Assim,
a recuperação que deve ser feita é a recuperação dos objetivos não alcançados
no decorrer do processo.
3.4 Os problemas do processo
avaliativo
São os resultados das praticas avaliativas
que vão indicar o que deve ser recuperado...
A recuperação é uma medida que, sem a
menor duvida, vai contribuir para a melhoria dos índices de aprovação e, mais
do que isso, para garantir a aprendizagem e um maior desenvolvimento de nossos
estudantes...
4-
Níveis
de recuperação
A recuperação da aprendizagem escolar
pode ser realizada em três níveis: em nível de sala de aula; em nível de
escola; e em nível de secretaria de educação.
4.1 Em nível de sala de aula
É a recuperação realizada pelo professor,
em sala de aula, logo que identifica a dificuldade do aluno. Essa é a primeira,
mais importante e mais eficaz forma de recuperação, faz parte dos processos de
ensino e de aprendizagem.
4.2 Em nível de escola
Outra forma de recuperação é em
nível de escola.
As escolas necessitam uma estrutura capaz
de auxiliar os professores na recuperação extraclasse, que pode ser realizada:
4.3 Em nível de secretaria de
educação
Nas secretarias de educação existirá uma
sala de estudos que absorva esta tarefa em relação aos casos mais difíceis.
Naturalmente que, se o trabalho for bem feito, em nível de sala de aula ou de
escola, não haverá acumulo de casos nas secretarias.
5-
Atenção
aos aspectos afetivos
Em qualquer uma das formas de recuperação
sugeridas é muito importante que fique bem claro para o aprendiz e para os
pais, que as pessoas tem ritmos diferentes de aprendizagem...
REFERÊNCIA
MELCHIOR,
Maria Celina. Recuperação da aprendizagem. In: MELCHIOR, Maria Celina. O sucesso escolar através da avaliação e da recuperação. 2. Ed.
Porto alegre: Premier, 2004, p.67-92.
Sintese do texto recuperação da aprendizagem elaborada para o seminario de mesmo nome, esse texto possibilitar ver até onde e que ponto a recuperação da aprendizagem é colocada no cotidiano escolar visa também os pontos fundamentas da recuperação.
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