sábado, 7 de março de 2015


SÍNTESE
Recuperação da aprendizagem
     
      A recuperação da aprendizagem já era prevista na lei 5692/71. Ela poderia Ser preventiva ou terapêutica. Preventiva seria aquela, que previne que age de imediato, assim que a dificuldade é identificada e terapêutica que está associada á doença, aquela que era feita no final do processo...
1-      Seu significado e importância

     Durante o processo de ensino e de aprendizagem, toda vez que o professor constata que o aluno está tendo dificuldades ou não está conseguindo acompanhar, ele providencia novas estratégias que favorecem as novas aprendizagens.
      Quando ocorre a identificação da dificuldade, imediatamente, devem ser oportunizados novos desafios que facilitem, ao aluno, a aquisição e a construção do seu conhecimento.
     Quando o aluno recebe atendimento individualizado sente-se importante, valorizado, afinal o professor está procurando ajudá-lo, confia nele, acredita na sua capacidade de aprender.
     Os maiores benefícios para o educando estão relacionados à recuperação realizada no decorrer do processo, pois, se vai sendo recuperada cada uma das dificuldades que o aprendiz encontra, vai aumentando sua alta confiança, sua motivação e, consequentemente, seu esforço para aprender fica maior.
2-      Compromisso com a recuperação
      A exigência de recuperação é preocupação dos governantes e dos dirigentes da educação, em subsidiar os meios para facilitar a aplicação da legislação vigente.
     A responsabilidade para garantir este direito é de toda a sociedade, mas, quando o aprendiz está em sala de aula a responsabilidade, primordial, passa a ser do professor. É ele quem deve recorrer a todas as alternativas possíveis para garantir este direito ao aprendiz.
3-      Dificuldade na implantação

3.1 – A concepção existente sobre recuperação

     Muitas vezes, a recuperação passou a ser usada pelo professor como arma para castigar os alunos que lhes causaram problemas de indisciplina durante o ano. Se esse aluno não alcançava a media “ótimo”, automaticamente estava em recuperação. Ou se alcançava, o professor recomendava um esforço através de mais duas semanas de aula.
     Através da recuperação, o aluno deve sentir-se valorizado, com muita confiança no sucesso, a partir das novas oportunidades que vai ter para aprender.

3.2 - Falta de preparo dos professores
     Este é outro problema que merece reflexão e decisão adequadas. São os professores que devem colocar em pratica as diretrizes da nova LDB

3.2.1 Praticas deficientes de avaliação, adotadas pelas escolas.

    Se os professores têm dificuldades em relação à avaliação individualizada de forma ampla envolvendo todas as áreas do desenvolvimento, como vão identificar as dificuldades a serem recuperadas.

3.2.2 Grande variabilidade ou inexistência de objetivos propostos

    Uma das consequências avassaladoras da para a educação do “período tecnicista” é a aversão que muitos professores têm ao planejamento e, especialmente, à elaboração de objetivos.


3.2.3 Baixa eficiência da gestão pedagógica
    
     A sociedade está denunciando, através dos mais diferentes setores, continuamente, que a escola não está realizando, adequadamente, sua função. Isto é constatado até mesmo pelos profissionais que nela atuam. Existe consciência do fato. O que esta faltando é saber, ou quem sabe, querer mudar a situação.

3.2.4- Formalismo do ensino de português, dificultando a competência comunicativa.

     Esta é uma das grandes barreiras encontradas pelos educadores: como fazer com que os educandos dominem a própria língua e desenvolvam a capacidade de comunicação, tanto escrita como falada.

3.2.5 O insuficiente desenvolvimento de competências intelectivas
    
    A grande maioria da população economicamente ativa é fruto de uma escola que não se preocupou com o desenvolvimento do pensamento e da criatividade, mas com a simples transmissão do conhecimento.

3.2.6 Precários métodos de construção curricular

    Esta é uma das dificuldades que está associada às dificuldades de planejamento.

3.2.7- A falta de apoio pedagógico e rumos didáticos
    São poucas as escolas que tem o apoio pedagógico necessário, a grande maioria de escolas, especialmente das redes publicas, não tem o supervisor escolar...
3.2.8 O ensino desvinculado da realidade

     Sendo a formação do professor, muitas vezes deficiente, predominantemente, teóricas, ele não consegue colocar em pratica o que aprendeu. Em cursos de formação de professores...

3.2.9 A incongruências entre o que se ensina e as efetivas necessidades educativas

3.2.10 Falta de domínio de partes importantes do conteúdo
     O pouco conhecimento do professor sobre seu conteúdo também é uma das denuncias frequentes, tanto por parte dos alunos como por partes de dirigentes, de colegas ou dos próprios professores.

3.3 Inseguranças dos administradores
     Uma das razões que motivou a realização deste trabalho foi ter constatado a angustia de alguns secretários municipais de educação e diretores de escolas de primeiro grau em relação a “esta tal de recuperação que agora deve ser feita”.
Segundo alguns supervisores e diretores de escolas, às vezes coniventes, o que estão ouvindo de muitos professores, é que “agora não podem mais reprovar nenhum aluno Poe isso é necessário recuperar suas notas”.
Assim, a recuperação que deve ser feita é a recuperação dos objetivos não alcançados no decorrer do processo.

3.4 Os problemas do processo avaliativo
     São os resultados das praticas avaliativas que vão indicar o que deve ser recuperado...
     A recuperação é uma medida que, sem a menor duvida, vai contribuir para a melhoria dos índices de aprovação e, mais do que isso, para garantir a aprendizagem e um maior desenvolvimento de nossos estudantes...
4-      Níveis de recuperação
  
      A recuperação da aprendizagem escolar pode ser realizada em três níveis: em nível de sala de aula; em nível de escola; e em nível de secretaria de educação.

4.1 Em nível de sala de aula

     É a recuperação realizada pelo professor, em sala de aula, logo que identifica a dificuldade do aluno. Essa é a primeira, mais importante e mais eficaz forma de recuperação, faz parte dos processos de ensino e de aprendizagem.

4.2 Em nível de escola
Outra forma de recuperação é em nível de escola.

     As escolas necessitam uma estrutura capaz de auxiliar os professores na recuperação extraclasse, que pode ser realizada:

4.3 Em nível de secretaria de educação

     Nas secretarias de educação existirá uma sala de estudos que absorva esta tarefa em relação aos casos mais difíceis. Naturalmente que, se o trabalho for bem feito, em nível de sala de aula ou de escola, não haverá acumulo de casos nas secretarias.
5-      Atenção aos aspectos afetivos

     Em qualquer uma das formas de recuperação sugeridas é muito importante que fique bem claro para o aprendiz e para os pais, que as pessoas tem ritmos diferentes de aprendizagem...


REFERÊNCIA

MELCHIOR, Maria Celina. Recuperação da aprendizagem. In: MELCHIOR, Maria Celina. O sucesso escolar através da avaliação e da recuperação. 2. Ed. Porto alegre: Premier, 2004, p.67-92.



Sintese do texto recuperação da aprendizagem elaborada para o seminario de mesmo nome, esse texto possibilitar ver até onde e que ponto a recuperação da aprendizagem é colocada no cotidiano escolar visa também os pontos fundamentas da recuperação.

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